Humorista Helio de La Peña destaca vivência no
Cariri paraibano em coluna no UOL
O humorista e colunista Helio de La Peña
compartilhou uma experiência transformadora, em sua coluna para o Splash do
UOL, vivida durante sua visita ao Cariri paraibano. Com o título “Sertão do
Cariri repatria filhos esquecidos de um ‘Sul maravilha’ em crise”. O
humorista revela uma região vibrante e rica em cultura, onde a seca, embora
presente, é apenas um dos elementos do cenário.
O que realmente se destaca são as histórias
de superação, criatividade e talento do povo local, além das belezas naturais.
“Resolvi tirar uns dias para conhecer o Sertão do Cariri paraibano e me deparei
com minha ignorância sobre o Brasil profundo”, confessou.
Entre os locais visitados, Helio comenta
sobre o Lajedo do Marinho e o Lajedo do Pai Mateus, mas ressalta que o Cariri
vai muito além da paisagem. “A viagem não se limita a visitar lugares e
conhecer belas paisagens. O Sertão também tem sua Roliúde”, escreve De La Peña,
referindo-se à cidade de Cabaceiras, que serviu como cenário para produções
renomadas como o filme Auto da Compadecida e a série Cangaço Novo.
Além disso, durante sua visita, De La Peña
teve a oportunidade de saborear a gastronomia local. Uma das paradas foi no
Memorial do Cuscuz da Dona Lia, em Ingá, onde experimentou não apenas o famoso
cuscuz, mas também carne de sol com macaxeira, feijão-de-corda e sucos típicos.
O humorista também conheceu de perto o trabalho das crocheteiras do Lajedo do
Marinho e testemunhou o impacto positivo do renda renascença na cidade de
Monteiro. “O Cariri é um mundo de oportunidades”, escreve De La Peña,
destacando como essas práticas culturais, aliadas ao turismo, têm movimentado a
economia local e atraído turistas, criando um ciclo de prosperidade e
desenvolvimento.
Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa
Paraibana de Turismo (PBTur), relatos como o de De La Peña são um convite para
que mais turistas conheçam a Paraíba além do seu litoral. “O Cariri Paraibano
se firma cada vez mais como um lugar único para aqueles que buscam vivenciar a
cultura e conhecer de perto as histórias de vida, a gastronomia e o artesanato
local”, afirma.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento
Econômico, Rosália Lucas, também reforça a importância da região. “O Cariri
Paraibano é um tesouro que oferece uma experiência cultural transformadora.
Temos trabalhado para divulgar e valorizar essa região, que é sinônimo de
autenticidade, talento e resistência”, afirma Rosália Lucas.
A visita de De La Peña ao Cariri Paraibano reforça a relevância do turismo e da cultura como motor de desenvolvimento e identidade.
Fonte:Pbtur.com.br
Zeca Camargo revela a magia do Cariri paraibano em sua última expedição
O
renomado jornalista Zeca Camargo compartilhou suas impressões sobre a
experiência de explorar o interior da Paraíba em sua coluna na Folha de São
Paulo. Autor do livro A Fantástica Volta ao Mundo, Camargo participou da
Expedição Cariri, ao lado do estilista Ronaldo Fraga, em uma jornada imersiva
pela rica cultura e história da região do Cariri Paraibano.
No
texto intitulado “Era uma vez em Roliúdi”, Zeca Camargo detalha sua visita a
locais emblemáticos da região, como Cabaceiras, famosa por sua paisagem desértica
e por ser o cenário do icônico filme O Auto da Compadecida. “O cenário era
bastante conhecido, estampado na memória. Não que eu já tivesse visitado, mas a
intimidade com aquela paisagem era tão grande que parecia que eu já havia
vivido ali”, escreve Zeca, ressaltando a profunda conexão que sentiu com o
local.
A
expedição levou Zeca a conhecer não apenas os cenários cinematográficos, como
Cabaceiras, mas também outros pontos históricos e culturais da Paraíba. Entre
os locais visitados estão a Pedra do Ingá, com seus misteriosos desenhos
rupestres, o Lajedo do Marinho, em Boqueirão, e o Memorial Zabé da Loca, em
Monteiro. Acompanhado pelos habitantes locais, Zeca teve a oportunidade de
conversar com artesãos e músicos que mantêm viva a tradição popular da região.
Ferdinando
Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destaca que o
relato de Zeca é um convite para que mais pessoas se aventurem pelas trilhas
culturais da Paraíba, um estado que, além de sua capital João Pessoa, tem se
destacado como destino de turismo imersivo e autêntico. “Em um país com tantas
belezas naturais e culturais, o Cariri Paraibano se firma cada vez mais como um
lugar único para aqueles que buscam experiências que vão além do turismo
tradicional”, afirma.
“Com sua vasta experiência no jornalismo de viagens, Zeca Camargo mais uma vez evidenciou como o Brasil é repleto de destinos que merecem ser conhecidos e celebrados. A Paraíba, com suas paisagens deslumbrantes e uma cultura rica, é, sem dúvida, uma das joias do nosso país”, comenta a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
Fonte: https://www.pbtur.pb.gov.br/
Prefeito apresenta programação de Natal, Réveillon e Forró Verão, com
atrações para fortalecer o turismo de João Pessoa
O
prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical
e artística do Natal, Réveillon e Forró Verão, que irão movimentar a cultura e
fortalecer o turismo de João Pessoa a partir deste final de semana até o final
de janeiro de 2025. São atrações diversas para contemplar todos os públicos, em
apresentações no Centro Histórico, Parque Solon de Lucena e Orla. Destaque para
a cantora Sandra de Sá, dia 13 de dezembro no Largo da Igreja de São Francisco,
Desejo de Menina e Danieze Santiago na virada do ano no Busto de Tamandaré,
além de nomes como Joelma, Cavaleiros do Forró, Limão com Mel e Mastruz com
Leite na 2ª edição do Forró Verão.
Durante solenidade em um hotel na Orla
da Capital, discursando para imprensa, empresários ligados às áreas de cultura
e turismo, Cícero Lucena comemorou o momento que a cidade vive como vitrine
para o Brasil em qualidade de vida, geração de emprego, levando a Prefeitura a
estruturar uma festa à altura que a população merece e com atrativos para
trazer ainda mais turistas durante o período considerado de alta estação. O
gestor também detalhou que a estrutura de palco na Orla, que vai abrigar o
Natal Luz, sob liderança do Padre Nilson Nunes, também receberá um grande
evento evangélico no dia 1º de janeiro, com grandes representantes deste
segmento religioso.
“A gente tem a cada ano
melhorado as condições do poder público municipal, em parceria com o Governo do
Estado, para dotar a nossa cidade como um atrativo turístico, mas também com a
qualidade de vida para quem mora aqui. Então, ações como essa nos proporcionam
exatamente esse objetivo. Ter um final de ano festivo, alegre, de
confraternização, de alegria, de felicidade para a cidade de João Pessoa e
também para quem nos visita. Estamos vivendo um momento muito especial, que
aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, destacou Cícero Lucena.
O diretor executivo da
Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, destacou a valorização dos
artistas locais, tanto musicais quanto de teatro, que estarão se apresentando
em espaços como a Casa da Pólvora, Hotel Globo, Parque Solon de Lucena, igrejas
históricas e mais a novidade do Parque das Três Ruas, nos Bancários, com o Auto
de Natal, musicais e atrações infantis. Além de reunir grandes nomes da música
brasileira, tanto na programação de Réveillon, quanto em mais uma edição do
Forró Verão, que se consolida como um dos grandes eventos culturais da cidade.
“Só o Forró Verão deverá
atrair cerca de 300 mil pessoas durante os quatro sábados de janeiro. A gente
fez uma programação de Natal, de Réveillon também de modo que consiga integrar
as diversas culturas de João Pessoa e culturas nacionais também. A prefeitura
fez um grande planejamento e apresenta à população para que ela possa usufruir
da melhor forma, aproveitando seu artista favorito, podendo reunir as famílias
e aproveitar, também, esse momento da cidade, que já está com a iluminação
natalina e pronta para receber a todos”, afirmou Marcus Alves.
O secretário Municipal de Turismo,
Daniel Rodrigues, destacou esse planejamento para mais de 60 dias de eventos já
tem impacto na venda de voos para João Pessoa, tomando apenas como referência o
que ocorreu no mesmo período do ano passado, com aumento de 30% na venda de
bilhetes aéreos com destino à capital paraibana.
“Toda semana, todo dia, nós
estamos percebendo um aumento, que fica ainda mais consolidado nesse período de
novembro e dezembro. Isso significa que esse evento do Natal é super importante
para que possamos incrementar e dar mais opções para que as pessoas que visitem
a nossa cidade não tenham só o mar, só a gastronomia, só o Centro Histórico,
mas uma relação de atividades culturais, esportivas, a cidade toda iluminada”,
avaliou.
Confira a programação completa no site da Prefeitura de João
Pessoa, através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.
Secom João Pessoa
Bahia é destino preferido no turismo nacional,
segundo IBGE
Praias, cultura e rede hoteleira: todos esses fatores foram essenciais
para que a Bahia se tornasse um dos destinos mais procurados em 2024. Segundo
dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho deste
ano o Brasil teve um crescimento de 3,9% no turismo, enquanto a Bahia registrou um aumento de 19,2%, maior índice entre os
estados, quase cinco vezes a média do país.
De acordo com Felipe Oliveira Pedreira, CEO da Bahia Terra Turismo,
agência especializada em turismo receptivo, um dos principais fatores para esse
crescimento são as paisagens naturais da região.
“Acredito que os destinos ainda
preservados, como a Ilha de Boipeba, Barra Grande e Caraíva, são
lugares que chamam a atenção e podem ser explorados com responsabilidade
cultural e ambiental”, conta.
O aumento expressivo também refletiu no período de baixa temporada do
estado, que continuou com uma alta taxa de procura. Segundo dados da Secretaria
de Turismo do Estado (Setur-BA) e da Associação Brasileira da Indústria de
Hotéis, seção Bahia (Abih-BA), houve um índice recorde baiano em ocupação
hoteleira no mês de setembro, com taxa de 67,5%.
Por isso, as expectativas para o
verão 2024/2025 são altas. “Visando o crescimento fora do período mais
movimentado, imagina-se que na alta temporada também haja um crescimento além
da expectativa”, diz o CEO da Bahia Terra Turismo.
Felipe também explica que a infraestrutura da região vem crescendo para
atender à alta demanda. “O setor vem sempre acompanhando o crescimento do
mercado turístico com renovação de frotas de veículos para transfers e passeios
na Bahia para destinos como Costa do Sauípe e Praia do Forte,
embarcações marítimas entre Salvador, Morro de São
Paulo e Ilha de Itaparica”.
O destino também é uma opção para público com mais de 60 anos, que após
a pandemia e o lockdown causado pela covid-19, intensificaram as viagens. Além
disso, esse é um grupo importante para a rede hoteleira e agências operadoras
da viagem, já que o público tem um gasto médio 25% superior comparado a outras
faixas de idade, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Agências de
Viagens (Abav).
Conexão Bahia – Paris
No dia 28 de outubro, iniciam-se as operações da Air France, com voos de Paris direto para a capital baiana. A
rota tem como base o aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, que
oferece conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África.
Para Felipe, a novidade é uma
oportunidade para todo o setor hoteleiro. “É uma rota importante, cria abertura
do destino Brasil para um público francês muito seleto e com poder aquisitivo
alto para a nossa economia turística”, afirma.
Entre janeiro e setembro de 2024, a Bahia cresceu 58,5% no número de turistas internacionais em
comparação ao mesmo período de 2023, enquanto no Brasil todo esse crescimento
foi de 12%, segundo dados da Setur-BA. O estado está na liderança de destinos
para estrangeiros que buscam conhecer um pouco mais do nordeste brasileiro.
De acordo com índices do Ministério
do Turismo e da Polícia Federal, nos nove primeiros meses de 2024, a Bahia
recebeu 94.703 viajantes de outros países, 33 mil a mais que o segundo
colocado, o Ceará, que registrou 61.700.
Nova rota turística no Brejo Paraíba convida a
explorar engenhos, quilombos e a rica gastronomia local, promovendo o turismo
rural e a economia criativa.
O Brejo Paraibano, região conhecida por suas
paisagens exuberantes e rica cultura, ganha um novo atrativo turístico: a Rota
Ciclos do Brejo. Essa iniciativa, promovida pelo SEBRAE, convida visitantes a
embarcar em uma jornada pela história e tradição da região, explorando
engenhos, quilombos e vivenciando a rica gastronomia local.
A Rota Ciclos do Brejo é uma verdadeira viagem no
tempo, revelando as profundas raízes coloniais da região e os quatro ciclos
econômicos que marcaram sua história: cana-de-açúcar, café, algodão e sisal. Ao
longo do roteiro, os visitantes podem conhecer de perto engenhos que ainda
produzem de forma tradicional, como o Engenho Ipueira em Areia e o Engenho
Baixa Verde em Serraria, e também grandes indústrias como o Engenho Triunfo e o
Engenho Vaca Brava.
Gastronomia e experiências únicas:
A gastronomia local é outro destaque da Rota Ciclos
do Brejo. Os visitantes podem degustar pratos típicos, como a rapadura
produzida de forma artesanal, e participar de experiências únicas, como a torra
do café e a apreciação da moda sustentável feita com algodão colorido. Além disso,
a rota oferece a oportunidade de conhecer a culinária dos quilombos, que
preservam receitas ancestrais e ingredientes locais.
Turismo rural e economia criativa:
A Rota Ciclos do Brejo tem como objetivo fortalecer
a economia local, promovendo o turismo rural e a economia criativa. Ao visitar
os diversos atrativos da rota, os turistas contribuem para a geração de renda
para as comunidades locais, incentivando o desenvolvimento de pequenos
negócios.
Destaques da rota:
Como aproveitar ao máximo a Rota Ciclos do Brejo:
Para facilitar a experiência dos turistas, a rota
oferece um passaporte exclusivo que pode ser carimbado nos diversos
estabelecimentos parceiros. Além disso, as agências de turismo podem personalizar
os roteiros, incluindo atividades como a torra do café, a visita a quilombos e
a degustação de pratos típicos.
A Rota Ciclos do Brejo é uma excelente opção para
quem busca uma experiência autêntica e enriquecedora, entrando em contato com a
história, a cultura e a gastronomia da Paraíba. Ao explorar os diversos
atrativos da rota, os visitantes contribuem para o desenvolvimento da região e
para a preservação de suas tradições.
A
sexta edição da Meia Maratona de João Pessoa vai acontecer no dia 17 de
novembro, no Busto de Tamandaré. O evento terá três modalidades de competição:
5km, 10km e 21km, e corredores de todo país podem fazer suas inscrições por
meio do site www.meiamaratonadejoaopessoa.
O trajeto da prova passa pelas praias de
Tambaú, Manaíra, Bessa e Intermares e, por ter um percurso 100% plano, a prova
é considerada a meia maratona mais rápida do Brasil. A primeira largada
acontece a partir das 5h00, mas a organização orienta que os participantes
cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência para alongamento e
aquecimento.
“A Meia Maratona faz parte do calendário esportivo da cidade,
recebendo também competidores de fora, o que movimenta positivamente o trade
turístico. Por ser um circuito plano, a competição torna-se atrativa para
corredores de todos os níveis, o que contribui para sua popularidade,” analisa
Olié Martins, organizador do evento.
A Meia Maratona de João Pessoa 2024 é uma realização da RUN,
Zenite Esportes e Instituto Running Culture Brazil, conta com patrocínio da São
Braz, Alliance, Dobro, Meggashoes, Mais Cabello, Colégio Lourinas, Alares
Internet e Uniesp.
ExpoRUN 2024
Este ano acontecerá a quarta edição da ExpoRUN, que reunirá
stands dos patrocinadores e lojas do segmento esportivo. O evento será
realizado no Uniesp (BR 230, km 14) e acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro
MEIA MARATONA DE JOÃO PESSOA 2024
Data: 17 de novembro
Horário: 05h00
Local: Busto de Tamandaré, Orla da praia do Cabo Branco
Inscrições e regulamento: www.meiamaratonajoaopessoa.
Mais informações: www.instagram.com/
Assessoria de imprensa
Um
dos destinos de lazer mais procurados pelos brasileiros, Fernando de Noronha
(PE), se prepara para entrar no mercado de eventos, a partir da criação do
Convention & Visitors Bureau, que tem como presidente o empresário Hayrton
Almeida. A nova entidade, que conta com mais de 70 empresários de toda a cadeia
produtiva do Turismo local, pretende investir no mercado de médios e pequenos
eventos por conta da infraestrutura da ilha, que não permite competir com
cidades consolidadas como Fortaleza (CE), Porto de Galinhas e Recife (PE) e
Natal (RN).
De acordo com Hayrton Almeida, existe
uma mística de que Fernando de Noronha se vende sozinho, o que, segundo ele,
necessariamente não é verdade. “A gente não acredita mais nisso e, por isso,
estamos nos organizando para buscar captar eventos, mudando um pouco o perfil
de nossos turistas, que não serão mais apenas de lazer, mas, sobretudo,
corporativo, permitindo que haja fluxo de turistas durante toda a baixa, média
e alta temporada”.
Além de buscar captar
eventos, o presidente do CVB de Noronha, revelou que a ilha está passando por
um processo de reconstrução a partir do projeto aprovado pelo Governo do Estado
de Pernambuco, de construir um novo terminal aeroportuário, triplicando o
número de voos e de passageiros embarcando e desembarcando. Atualmente, o
equipamento passa por ampliação de pista, o que permitirá que receba jatos até
dezembro deste ano, o que hoje está proibido.
Paralelamente, já está sendo
discutida a ampliação da malha aérea para Noronha, que deverá inserir voos
vindos do Aeroporto de Guarulhos (SP), operados pela Latam Brasil, e do
Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte, operados pela Azul Linhas
Aéreas. “Iremos trabalhar ainda para atrair turistas estrangeiros, que
representam pouco mais de 8% de toda a nossa demanda. Mais de 90% dos nossos
visitantes são brasileiro. Queremos o turista estrangeiro vindo para Noronha”.
A reportagem conversou com o
presidente do CVB de Fernando de Noronha no estande de Pernambuco durante a
ABAV Expo 51, que aconteceu em Brasília.
Fonte: turismo em foco
Fábio
Cardoso
A
Paraíba esteve representada no pódio do Sul-americano No-Gi (sem quimono) de
Jiu-Jitsu na categoria adulto, faixa azul, peso galo neste final de semana. A
conquista foi da atleta Carol Bevilacqua que conquistou o terceiro lugar,
somando sua 18ª medalha nas competições em que participou somente esse ano.
Apesar de feliz com o
resultado, Carol agora se concentra no aprendizado para as próximas competições
desse ano e o campeonato europeu em janeiro de 2025. “A gente sempre luta pelo
lugar mais alto do pódio, mas o bronze num Sul-americano é uma grande
conquista”, argumenta ela.
Quem concorda é o técnico e
professor Thyago Marcolino, líder da academia CheckMat TM Team Geisel. “Levar
uma medalha de bronze para Paraíba numa competição desse nível, que abrange a
América do Sul é muito gratificante. Agora é voltar, continuar treinando, fazer
alguns ajustes. Sem histórias tristes, vamos manter o foco para as próximas
competições”.
E competições é o que não
faltam nos próximos meses. Somente em novembro, ela participará de cinco
competições. Duas em Salvador, duas em Fortaleza e o Sul-americano com quimono
em Barueri-SP. Todos campeonatos que Carol Bevilacqua participa são realizados
pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ) e International Brazilian
Jiu-jitsu Federation (IBJJF).
A trajetória e os resultados da atleta
nessa e em outras competições podem ser acompanhados através do Instagram
@carolbevilas
Assessoria de imprensa
Começou nesta
quinta-feira (21), em Currais Novos (RN), a 20° Feira de Turismo Rural do
Brasil. A Paraíba está presente com 20 roteiros turísticos paraibanos das 13
regiões turísticas do Mapa da Regionalização do Turismo prontinhos para serem
divulgados e comercializados, conforme a gestora de Turismo do Sebrae-PB,
Regina Amorim.
Paraíba
está presente na Ruraltur com uma grande caravana
O estande da Paraíba – viabilizado por meio de uma
parceria do Sebrae e o Governo do Estado, por meio da PBTUR (Empresa Paraibana
de Turismo – contará com uma série de atrações e novidades para o público.
A expectativa dos empresários e representantes de
alguns municípios é bastante positivo quanto aos resultados da Ruraltur,
considerada a melhor feira de turismo rural do país e que tem na sua essência a
identidade cultural e territorial, gerando vivências, experiências e bons
negócios.
A
programação da Feira foi iniciada com o Seminário de Turismo Rural e teve a
abertura às 17h, seguindo até às 22h.
Nesta sexta-feira (22), haverá uma visita técnica,
a partir das 8h, no Museu e Memorial do Minério – Mina Brejuí; às 9h30, no
Museu Histórico de Acari; 10h30, no Mercado de Artesanato de Acari; e, às 11h,
uma visita Geossítio Gargalheiras.
Às 14h haverá a continuação do Seminário de Turismo
Rural com destaque para o painel ‘Cangaço, Economia Criativa e Turismo’, tendo
como painelistas: Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae-CE; Regina Amorim,
gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB e Lamuel Silva, da
Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço – SBEC.
As Sessões de Negócios da Ruraltur também foram
iniciadas nesta quinta-feira e acontecem até às 19h30, no Salão Nobre da
Prefeitura de Currais Novos.
A Feira continua até o sábado (23) com a exposição
de rotas e roteiros turísticos, além da Produção Associada ao Turismo e
personagens da economia criativa.
Fábio Cardoso, com
assessoria de imprensa