NOTICIA

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

A fama de João Pessoa de ser um dos destinos mais desejados pelos brasileiros chegou ao mundo e colocou a capital paraibana na liderança do ranking mundial como o destino mais popular do mundo para 2025. O destaque foi dado pelos seguidores da página internacional do Time Out Travel (@timeouttravel) no Instagram, que conta com mais de 31,4 mil seguidores e que compartilha experiências e sugestões de viagens pelo planeta.

 

O destaque é resultado de opiniões das pessoas ao redor do globo, viajantes que se dizem ansiosos por dar aquelas escapadas e se baseando em pontos como tranquilidade e bem-estar, atribuídos a João Pessoa, conhecida no mundo com uma das cidades mais verdes.

A importância de liderar esse ranking é incomensurável, como afirma o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues. A cidade está à frente de destinos turísticos tradicionais, a exemplo de San Pedro de Atacama, no Chile; Naha, Okinawa, no Japão; Willemstad, em Curaçao; entre outros.

Daniel Rodrigues disse que somadas aos atrativos de natureza, com praias exuberantes, mar e sol o ano interior, João Pessoa está preparada para superar as expectativas dos turistas, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Ele aponta o projeto de governo da Prefeitura, por determinação do prefeito Cícero Lucena, que priorizou uma série de ações voltadas para o Turismo, não delegadas à Setur, mas como praticamente toda a estrutura administrativa.

“Cada secretaria tem participação fundamental nesse projeto que vem sendo desenvolvido desde o início dessa gestão. Seja na infraestrutura, segurança, iluminação, limpeza, mobilidade, atividades culturais e esportivas, acessibilidade, inclusão, todas com as suas responsabilidades”, enfatiza o secretário.

A expectativa do secretário é de que João Pessoa tenha um de seus melhores períodos de alta estação de todos os tempos, respaldado ao feedback que tem recebido do segmento hoteleiro, que aponta uma ocupação média de quase 100%, além do otimismo do setor de alimentação fora do lar, que tem reforçado seus quadros de colaboradores tendo em vista a intensa movimentação de clientes.

Secom João Pessoa – Fotos: Kleide Teixeira

Governo capacita agentes de viagens do Centro-Oeste e espera incremento do turismo na alta temporada e carnaval

A fim de alavancar as vendas de pacotes turísticos e aumentar a visibilidade das regiões turísticas da Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), realizou nos dias 19 e 21 de novembro capacitações para 140 agentes de viagens da Operadora Cativa. As atividades ocorreram nas cidades de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), centros emissores importantes do Centro-Oeste brasileiro.

 

O foco das capacitações foi apresentar as diversas regiões turísticas da Paraíba, com o objetivo de atrair mais turistas para a alta temporada e o carnaval de 2025. Durante as ações, foram destacados os principais atrativos da Paraíba do litoral ao sertão do estado.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressaltou a importância dessa ação como parte de uma estratégia mais ampla do Governo da Paraíba. “Este esforço visa posicionar a Paraíba como um destino turístico competitivo e atrativo. Com o apoio das parcerias estabelecidas, esperamos um aumento significativo no fluxo de turistas, consolidando o estado como um destino preferencial no mercado nacional”, afirmou.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, enfatizou a importância de criar uma rede de profissionais bem informados sobre os destinos paraibanos. “Compartilhar o que nossa terra tem de melhor é fundamental para gerar interesse genuíno e capacitar os agentes de viagens a vender de maneira mais eficaz os atrativos da nossa região. Isso não só aumentará as visitas, mas também beneficiará a economia local e promoverá a cultura paraibana”, declarou.


Fonte:https://www.pbtur.pb.gov.br/

Paraíba no top 10 dos destinos imperdíveis para os feriados de novembro

 

Com a proximidade do mês de novembro, os amantes de viagens começam a se programar para os feriados. O tão aguardado feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, traz uma ótima oportunidade para explorar novos destinos. Para aqueles que podem emendar, a quarta-feira do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, proporciona um descanso prolongado de até seis dias, ideal para uma viagem mais longa e enriquecedora.

 

Entre os destinos destacados pelo site Viagem e Turismo, João Pessoa, a capital da Paraíba, brilha como um dos 10 melhores lugares para visitar no Brasil neste período. Com uma rica história e uma natureza exuberante, a cidade oferece experiências que encantam todos os tipos de viajantes.

O site enfatiza a importância de visitar o Centro Histórico, onde se destaca o Centro Cultural São Francisco, um magnífico conjunto barroco que revela a herança cultural da cidade. Além disso, a orla de João Pessoa, com suas tranquilas praias, impressiona pela arquitetura de prédios limitados a no máximo quatro andares, garantindo vistas deslumbrantes do mar calmo. A página também recomenda a visita ao Mercado de Artesanato Paraibano e à Feira de Artesanato de Tambaú, paradas obrigatórias para quem deseja levar um pedacinho da cultura local para casa. Esses locais oferecem uma variedade de souvenirs e produtos que refletem a autenticidade e a criatividade da Paraíba.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, enfatiza que veículos de comunicação especializados em turismo são essenciais para apresentar ao Brasil e ao mundo as belezas e particularidades do Destino Paraíba. “A capital é, de fato, uma excelente escolha para visitar em qualquer época do ano.”

A secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, acrescenta: “Quando a mídia valoriza lugares como a Paraíba, promove o turismo, mostra a cultura e as belezas do nosso destino. Essa visibilidade é fundamental para atrair turistas e apresentar a diversidade de experiências que nossa região oferece”.

Assessoria de imprensa

 

 

Gustavo Paulo Neto é eleito presidente da ABIH da Paraíba e destaca sinergia entre Governo, Prefeitura e trade turístico.

 

O hoteleiro Gustavo Paulo Neto assume, nesta sexta-feira (01), a presidência da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba). Rodrigo Pinto, atual presidente, assumirá a vice-presidência. A posse acontece  no HCM Hotel, em Manaíra, a partir das 16h. Gustavo agradeceu a confiança e afirmou que pretende dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido com sucesso, procurando ampliar o número de associados (atualmente são 50) chamando os empresários dos equipamentos instalados no interior da Paraíba.

 

“Estou otimista no trabalho de captar mais e novos associados, inclusive, do interior, e mostrar para todos que é importante estar dentro do grupo de um setor tão fundamental para a economia paraibana, além de estar presentes em todas as ações que estão diretamente ligadas à hotelaria, um segmento tão essencial dentro da cadeia produtiva do turismo, como geradora de empregos e renda”, pontuou o empresário.

O futuro presidente da ABIH-PB enfatizou que a associação vem, desde a pandemia da Covid-19, avançando após a retomada das atividades, realizando trabalho a quatro mãos, pensado por todos. “Vou continuar fazendo o trabalho que tem dado certo, tomando decisões ouvindo opiniões de todos”.

Gustavo Paulo Neto destacou ainda o trabalho em conjunto com o poder público, que, segundo ele, sempre tem sido ouvido quem está no front para tomar as decisões em conjunto. “O Turismo vive uma situação muito boa, porque, lá atrás, houve sinergia entre o Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa e o trade turístico, em decisões e ações sempre em parceria, João Pessoa sempre teve muita coisa para oferecer, mas precisava mostrar e isso agora tem sido feito, com a presença nas feiras de turismo no país e exterior, roadshows pelo país. Estamos agora colhendo resultados desse trabalho.”

Diretoria:

Presidente: Gustavo Paulo Neto (Hotéis Corais de Tambaú e HCM Hotel)

Vice-Presidente: Rodrigo Pinto (Smart Hotel João Pessoa)

Diretor Financeiro: Ricardo Lins de Albuquerque (Rede Littoral)

Diretor Administrativo: Ronilton Pereira Lins (Hotel Village Premium)

Diretor Institucional: Manuelina Hardman Virgolino (Hardman Praia Hotel)

Diretor de Marketing: Judeval Soares Pinho Neto (Netuanah Praia Hotel)

Conselho Fiscal:

Presidente: Tadeu Pinto (Hotel Caiçara João Pessoa)

Membro: Helbo de Moura Chaves Junior (Bessa Beach Hotel)

Membro: Daniel Machado (Hotel Verdegreen)

Suplentes:

Suplente:  Henrique Brazil (Hotel Littoral)

Suplente:  Sérgio Silva (Slaviero João Pessoa)

Suplente: Brizênia Brito (Hotel Manaíra)

Fonte: www. Turismoemfoco.com.br

/Fábio Cardoso

 

 

 Festuris abre 36ª edição celebrando crescimento de 9%

 

Começou o 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo. E os números desta edição que se inicia, sugerem uma boa comemoração, no comparativo com o ano passado, o crescimento é de 9%, confirmado no discurso oficial dos CEOs Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Houve ampliação no número de marcas novas que aderem ao Festuris para prospectar seus negócios, e de destinos internacionais que subiu de 40 no ano passado para 53 neste ano.

“Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, pronunciou Marta.
“Batemos metas, ganhamos credibilidade do mercado, conquistamos e fidelizamos parcerias, atraímos novos expositores, mas, acima de tudo, conquistamos amigos, porque temos valores fortes, que começam em nossa base familiar e se estendem em nossos negócios”, reiterou Eduardo.

A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina. “Quando se fala em inclusivo, é preciso registrar, agradecer e aplaudir, as lideranças femininas que integram nosso palco na noite de hoje. É uma honra compartilhar este momento marcante de retomada do turismo gaúcho”, enfatizou.

“O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”, sublinhou Eduardo. Ele também fez referência ao Espaço do Rio Grande do Sul que está concentrando na mesma área os destinos do estado. “Conseguimos algo que buscamos há tanto tempo, que é unir os destinos do nosso estado, colocamos Gramado e Canela lado a lado, serra, campanha e fronteira unidos”, disse.

Marta recordou os momentos de resiliência pós tragédias climáticas. “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, falou Marta sob fortes aplausos.

Após o discurso dos CEOs do Festuris, também se manifestaram o vice-ministro da República Dominicana, país convidado de honra deste ano, Roberto Henriquez, a chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Bárbara Sá, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito de Gramado Nestor Tissot.

 

REIMAGINANDO O AMANHÃ


Durante a solenidade, Eduardo e Marta também apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã. No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro.

A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.

O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.

“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta.

Assessoria de imprensa

Arena PixBet de Vaquejada 2024: R$ 2 Milhões em prêmios e shows imperdíveis

Nos dias 12 a 17 de novembro em Gurinhém- PB, acontece a melhor vaquejada do Brasil na Arena PixBet. O evento é uma referência em estrutura, organização, programação e competições para os amantes da prática que é sinônimo de tradição e história para os nordestinos. A edição 2024 traz mais de 1.44 milhões de reais em premiação e no dia 16 de novembro, o grande show será com Wesley Safadão, Leonardo, Rey Vaqueiro, Mari e Rayane. Os ingressos já estão disponíveis no site virtual ticket.

Wesley Safadão, que dispensa apresentações, é um dos cantores mais populares do Brasil, conhecido por seu estilo musical que mistura forró, sertanejo e muita diversão e alegria no palco. O público pode esperar o seu repertório mais eclético e animado.

Leonardo é um dos ícones da música sertaneja no Brasil, com uma carreira que atravessa mais de três décadas. Fenômeno desde os anos 80 e 90, sua trajetória é reconhecida por seu estilo romântico, alegre e sua presença de palco autêntica que cativa o público e conecta gerações. Entre seus grandes hits estão “Pense em Mim”, “Entre Tapas e Beijos”, “Temporal de Amor”, “Eu Juro”, e na carreira solo destacam-se “Coração Bandido”, “Liga Lá em Casa”, e “Um Degrau na Escada”.

Rey Vaqueiro o fenômeno no universo do forró e do piseiro. Conhecido pelo seu carisma, Rey Vaqueiro representa a nova geração de artistas que valorizam a vaquejada e a vida no campo, trazendo essas temáticas para suas músicas e apresentações. O público pode esperar os hits: “Tem Que Respeitar o Vaqueiro”, “Vaqueirinha”, e “Chapéu de Palha”.

Mari e Rayane representam uma nova geração de artistas femininas no sertanejo, trazendo um estilo moderno, com letras que falam de amor, empoderamento e diversão. Com vozes potentes e carisma de sobra, a dupla vem conquistando o público jovem e se tornaram um nome forte nos principais eventos de música sertaneja, sempre com uma pegada dançante e contagiante. Entre os hits mais conhecidos da dupla estão músicas como “Love da Sua Vida”, “Cara de Malvada” e “Sem Frescura”.

Em breve, estarão disponíveis senhas para a vaquejada. Todas as informações e novidades podem ser acompanhadas na rede social oficial do evento @arenapixbetdevaquejada.

Serviço:
*ARENA PIXBET DE VAQUEJADA
Datas: 12 a 17 de novembro de 2024*
Show: 16 de novembro com Wesley Safadão, Leonardo, Rey Vaqueiro, Mari e Rayane
Local: Gurinhém/PB – BR 230, KM 696
Horário: 18h
Ingressos Online: https://www.virtualticket.com.br/eventos/arena-pixbet-de-vaquejada

Ingressos Pontos Físicos:

Campina Grande: Officina da Moda (Centro) Rua Marquês do Herval, 09 e Shopping Partage

João Pessoa: Frutos de Goiás- Unidades Bancários e Manaíra

Gurinhém: Farmacenter- Rua Humberto Lucena, 126- Centro

Itabaiana: Red Life Itabaiana – Rua Fernando Pessoa, 11- Centro

Sapé: Mioche Sapé- Rua Padre Zeferino Maria, 15- Centro

Cajá: Drogaria Miller – Rua Senador Ruy Carneiro, 3282- Centro

Guarabira: Rei dos Discos – Av. Dom Pedro Segundo, 446- Centro


13ª edição do BTM em Fortaleza reúne profissionais de 11 países


A 13ª edição do BTM – Brazil Travel Market, realizada nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, superou todas as expectativas e consolidou a capital cearense como um dos principais destinos turísticos do Brasil e um polo de negócios para o setor. O evento, que reúne os principais players do turismo nacional e internacional, contou com a participação de milhares de profissionais do setor, representando diversas empresas, agências de viagens, destinos turísticos e órgãos governamentais.

Durante os dois dias de BTM, os participantes tiveram a oportunidade de se capacitar em uma série de cursos oferecidos por renomadas marcas do setor de entretenimento e turismo internacional, incluindo Disney, Visit Orlando, Orlando Magic, SeaWorld e Universal.

A programação contou com workshops focados no desenvolvimento de estratégias para promover destinos turísticos, oferecendo insights sobre as tendências que marcam o turismo global.

Além disso, o BTM recebeu um número recorde de caravanas de todo o Brasil, com profissionais de 20 estados, demonstrando o grande interesse do mercado em conhecer as novidades e oportunidades do setor. Também estiveram presentes, profissionais do turismo que vieram de 11 países: Angola, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Egito, Espanha, Israel, Japão, Kuwait, Marrocos e Uruguai.

Breno Mesquita e Claudio Junior, CEOs da BBC, empresa promotora da BTM

“O BTM é fundamental para fortalecer o turismo no Ceará e no Nordeste. É aqui que geramos negócios, capacitamos profissionais e apresentamos as novidades do setor”, destacou Claudio Junior, um dos organizadores do evento.

Um dos grandes destaques desta edição foi a realização de um curso exclusivo de capacitação em atendimento ao cliente, ministrado por especialistas da Disney. Inédita no BTM, a iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender as melhores práticas da maior empresa de entretenimento do mundo, conhecidas por sua excelência em atendimento e experiência do cliente.

Além das capacitações, o BTM contou com uma ampla área de exposição, onde 172 estandes puderam interagir com agências de viagens, operadores de turismo e outros profissionais do setor. O evento buscou, ainda, fomentar o networking e as parcerias estratégicas entre empresas nacionais e internacionais, promovendo o fortalecimento do mercado turístico brasileiro e a diversificação dos destinos ofertados aos viajantes. De acordo com pesquisa realizada junto aos expositores depois do evento mostrou que o índice de satisfação (NPS) atingiu a cifra de 9,62.

Claudio Junior, destacou o impacto positivo do evento. “A 13ª edição do Brazil Travel Market reflete o potencial e a retomada do turismo em uma época que demanda inovação e soluções estratégicas. A presença de marcas internacionais e a adesão de caravanas de todas as regiões do Brasil são um sinal claro de que o setor está preparado para crescer e se reinventar”, finalizou o diretor.

Com a participação ativa do Ministério do Turismo (MTur), a programação incluiu o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regional (IGRs).

Evento reuniu milhares de profissionais do turismo nacional e internacional durante dois dias

O BTM também contou com a presença da Secretaria de Turismo do Ceará, por meio do estande que apresentou aos presentes os potenciais culturais e turísticos do estado.

“O BTM é um evento consolidado no calendário de feiras do país, destacando-se nas regiões Norte e Nordeste. Como destino anfitrião, o Ceará contou com uma edição composta por uma programação de capacitações com representantes das rotas turísticas, além do nosso estande, onde é possível se encantar com a cultura do estado, fazer bons negócios e ficar por dentro de todas as novidades do destino. Nesta edição, tivemos também um espaço dedicado à gravação de um podcast em parceria com ‘Os Nordestinos Pelo Mundo’, pois queremos exatamente isso: mostrar ao mundo o Ceará fascinante”, afirma a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Fonte: Capuchino Press

Experiências turísticas da Paraíba são destaque do Festival Internacional de Turismo de Gramado

 

A Paraíba marca presença, nesta sexta-feira e sábado (dias 8 e 9), no Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), uma das principais feiras comerciais do setor na América Latina. Com a participação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), o Estado vai contar com um estande próprio de 60m² para mostrar suas experiências turísticas a um público estimado em mais de 12 mil visitantes.

O Festuris reúne mais de 2,5 mil marcas e 50 destinos internacionais, criando um ambiente para a troca de ideias e o fortalecimento de parcerias comerciais. Esta é uma oportunidade ímpar para divulgar os atrativos turísticos da Paraíba a agentes de viagens e operadoras de turismo visando aumentar as vendas de pacotes para a alta temporada e o carnaval em 2025.

No estande da Paraíba, as secretarias municipais de turismo poderão mostrar as belezas de suas regiões, com o apoio da rede hoteleira, representada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, ressalta a importância do Festuris como uma plataforma para que a Paraíba se destaque perante profissionais do setor cada vez mais interessados por novos destinos. “A diversidade de atrativos do nosso estado — que inclui praias paradisíacas, patrimônios históricos, festas tradicionais e uma gastronomia rica — será apresentada de forma vibrante, mostrando as inúmeras maneiras de vivenciar a Paraíba”, destacou.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, reforça o compromisso do Governo da Paraíba em posicionar o estado como uma escolha atrativa, especialmente com a alta temporada se aproximando. “O Festuris será um espaço privilegiado para negócios, troca de experiências e para impulsionar o desenvolvimento do turismo paraibano”, concluiu.


Fonte: Pbtur

 

 

 


Você sabia que o Litoral Norte guarda muitos segredos históricos? Descubra as belezas naturais e a rica história da região.

O Litoral Norte de São Paulo, famoso por suas belas praias e paisagens exuberantes, guarda também um rico patrimônio histórico e cultural que convida os visitantes a uma viagem no tempo. As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, além de oferecerem contato com a natureza exuberante da Mata Atlântica, proporcionam uma imersão na história do Brasil, desde os vestígios da ocupação indígena até construções que marcaram o período colonial e a formação dos municípios.

Sambaquis, sítios arqueológicos, fortes, igrejas e casarões coloniais são alguns dos atrativos que compõem o destino, revelando a diversidade e a riqueza do passado da região. 

Reconhecendo a importância de diversificar a oferta turística, o Circuito Litoral Norte de São Paulo, consórcio turístico formado por esses cinco municípios, vem promovendo roteiros que vão além do tradicional sol e praia, buscando explorar todo o potencial da região e atrair diferentes perfis de visitantes.

E, pensando nisso, listou abaixo 10 atrativos imperdíveis para quem quer conhecer mais sobre a cultura e história dessa região paulista. São opções para todos os tipos de turistas e que podem ser conferidas em qualquer época do ano, entre um mergulho e outro, entre um passeio de barco e uma trilha até um mirante. Descubra:

Bertioga oferece aos visitantes a oportunidade de explorar marcos históricos importantes do Brasil. O Forte de São João, que foi construído em palhiçada em 1532, queimado nas lutas com os indígenas, e reconstruído em alvenaria em 1547, é considerado a fortificação mais antiga do país e abriga um acervo com peças da época da colonização portuguesa e da cultura indígena. Tombado pelo IPHAN e candidato a Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, o lugar proporciona uma imersão na história por meio de seus espaços e exposições.

Outro ponto de interesse é a Vila de Itatinga, fundada em 1910. Com arquitetura de influência inglesa, a vila abriga a primeira usina hidrelétrica do Brasil, que ainda hoje fornece energia ao Porto de Santos. Reaberta à visitação em 2024, após 12 anos fechada, a Vila proporciona um contato com o passado através de suas edificações históricas, como a igreja de Nossa Senhora da Conceição e o campo do Itatinga Atlético Clube. O acesso ao atrativo se dá por barco e bondinho, em um trajeto que inclui a beleza natural da Serra do Mar.

“Promover e fomentar o turismo histórico-cultural é essencial para Bertioga e também para toda a região, pois, além de preservar este rico patrimônio para as futuras gerações, gera desenvolvimento econômico e social para os municípios. Através da visitação a estes locais, promovemos a criação de empregos, o desenvolvimento de serviços e produtos turísticos, e incentivamos a pesquisa e a educação patrimonial. Acreditamos que o turismo histórico-cultural é um motor de transformação capaz de impulsionar o crescimento sustentável e fortalecer a identidade cultural do Litoral Norte de São Paulo", afirma o secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Em Caraguatatuba, os visitantes podem explorar o Centro Histórico, rico em construções que marcaram diferentes épocas, como o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba, com origens que remontam ao século XVII, e é um exemplo da arquitetura religiosa da cidade e integra a rota turística Passos dos Jesuítas – Anchieta.

E também o Chafariz da Praça Dr. Cândido Motta, construído em 1919. Tombado como patrimônio histórico municipal, o lugar representa um marco importante na história do saneamento básico da cidade, sendo o primeiro ponto a oferecer água encanada à população.

“O Turismo cultural é de extrema importância para todas as cidades da região, que são cidades antigas. Aqui em Caraguatatuba, além dos atrativos do centro histórico, temos também espaços culturais importantes, como o Museu Caiçara, que tem várias atrações durante todo o ano e o Teatro Mario Covas, considerado um dos melhores do estado de São Paulo, já tendo recebido eventos e artistas renomados”, comenta o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.

Ilhabela preserva importantes marcos históricos, como a Fazenda Engenho D’Água, construída entre o final do século XVIII e início do XIX. Tombada pelo IPHAN, a fazenda abriga o Museu Afro de Ilhabela, inaugurado em maio de 2024. O museu apresenta um panorama da história e cultura afro-brasileira, com foco na contribuição dos afrodescendentes em Ilhabela e no Brasil, desde o período da escravidão até os dias atuais.

Outro local de interesse histórico é o Museu dos Naufrágios, situado no prédio da antiga Cadeia e Fórum, também tombado como patrimônio histórico. O espaço exibe peças recuperadas de naufrágios, com destaque para o Príncipe de Astúrias, além de painéis informativos e maquetes que retratam a história da navegação na região.

“A história de Ilhabela é riquíssima, a própria formação do povo caiçara inclui os colonizadores europeus, negros e indígenas. Do período colonial, herdamos traços na arquitetura, histórias de piratas e tesouros. Temos ainda os naufrágios, a grande maioria ocorridos nos séculos XVIII e XIX. Tudo isso proporciona aos turistas não só o privilégio de aproveitar nossas belas praias, mas também a oportunidade de estar em contato com a natureza e fazer uma imersão na cultura de Ilhabela. Uma verdadeira experiência de viagem no tempo!”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger.

São Sebastião, por sua vez, preserva construções históricas que remontam ao passado colonial brasileiro. No Centro Histórico, destaca-se a Igreja Matriz, que teve sua primeira construção finalizada no século XVII, porém no século XIX passou por grande reformulação, que deu a ela as características atuais. Construída em pedra e cal, possui estilo arquitetônico comum do Brasil colonial.

Outro importante ponto de interesse histórico em São Sebastião é o Sítio Arqueológico de São Francisco. Localizado em meio à Mata Atlântica, o sítio abriga ruínas e vestígios de ocupações que datam de cerca de 200 anos, proporcionando aos visitantes uma imersão na história da região.

“A Prefeitura de São Sebastião segue fortalecendo o turismo cultural e histórico, principalmente quando marca presença nas feiras nacionais e internacionais de turismo, ao divulgar o destino e suas belezas. Temos diversos atrativos na cidade que envolvem a cultura caiçara e que impressionam os visitantes como a Reserva Indígena Rio Silveira, o Centro Histórico de São Sebastião, os casarões coloniais (séc. XVII a XX), os Museus da Enseada e do Bairro São Francisco, o espaço cultural Casa Severino Ferraz, o Sítio Arqueológico de São Francisco, entre outros espaços que enaltecem a cultura e a história sebastianense, preservando a rica herança cultural que carregamos”, reforça a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Atenta a preservar edificações históricas que representam o passado da cidade e da região, Ubatuba conta com diversos monumentos histórico-culturais abertos à visitação. O Casarão do Porto, construído em 1846 por Manoel Baltazar da Cunha Fortes, é um exemplo da arquitetura do período colonial e hoje abriga exposições e atividades culturais. Tombado como patrimônio histórico municipal, o casarão é um importante ponto de visitação para quem deseja conhecer mais sobre a história local.

Outro atrativo que se destaca é a Igreja Matriz de Ubatuba, datada do século XVIII. Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a igreja também é um patrimônio tombado pelo município e representa um importante marco histórico e religioso para a comunidade local.

"Ubatuba é realmente um destino especial, com uma riqueza tanto natural quanto cultural. Suas mais de 100 praias, e o fato de ter cerca de 80% de Mata Atlântica preservada, fazem da cidade um refúgio para os amantes da natureza. Além disso, os monumentos históricos, como a Igreja Matriz e o Casarão do Porto, ajudam a contar a história local. As comunidades tradicionais, como as caiçaras, indígenas e quilombolas, também preservam costumes, danças, músicas e artesanatos típicos, mantendo vivas as manifestações culturais que tornam Ubatuba única", acrescenta o secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Nunes Miguel de Oliveira.

Centro histórico de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.

 

Para conhecer essas e todas as outras experiências do Litoral Norte de São Paulo, acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

E para saber encontrar os principais fornecedores do trade turístico regional, visite o Guia Geral do Circuito Litoral Norte: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.


Fonte: https://www.jornaldeturismo.tur.br/

João Pessoa recebe 4ª edição da Gran Fondo Brasil neste domingo com a presença de mais de 200 ciclistas

 

Uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial, a Gran Fondo Brasil, desembarca em João Pessoa para sua 4ª edição no próximo domingo (10). Mais de 200 ciclistas de todo país vão se desafiar em dois percursos: 109 km (longo) e 84 km (curto). Diferente dos anos anteriores, a largada, no Busto de Tamandaré, será realizada às 5h.

 

“É uma prova desafiadora. Ano passado tivemos uma experiência diferenciada com um trajeto pela BR, no qual iremos repetir em 2024. A parceria das secretarias municipais com a Polícia Rodoviária Federal tem se mostrado de muito sucesso e garantindo, além da experiência para o ciclista, a segurança total também. É um evento que agrega muito para a cidade e o Gran Fondo é um belíssimo exemplo de sucesso que nós temos”, explicou Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer).

Após a saída do Busto de Tamandaré, e por questões de segurança, os ciclistas seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco atrás do carro de apoio com a velocidade máxima controlada. Logo depois, percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, e seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam de fato as disputas de velocidade.

A partir da Avenida Panorâmica, os ciclistas entram rumo ao Mangabeira Shopping e percorrem toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior perna da prova, onde se deslocam até a entrada da Praia de Intermares (Cabedelo) e retornam na altura do quilômetro 10.

Para o diretor técnico da prova, Romolo Lazzaretti, a quarta edição tem um sabor especial para a organização, pois João Pessoa já faz parte do calendário ciclístico nacional. “João Pessoa se tornou destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, mas também outras modalidades olímpicas, como a corrida, triatlo e beach tênis. Enfim, uma cidade totalmente dedicada ao desporto e ao turismo”, concluiu.

A capital paraibana sediou recentemente o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada e os sucessos obtidos neste evento resultaram nas medalhas ganhas no Mundial de Zurique com os atletas Lauro Chaman, Jady Malavazzi, Marcos Mello e Solimar.

Chegada – Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, três vezes, completando, assim, a competição.

 

Inscrições – As inscrições para a prova seguem abertas até esta sexta-feira (8), no site ticketsports.com.br. A prova é aberta a todos os tipos de ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. Além do mais, a infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional – com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.

 

Entrega dos kits:
Sexta-feira (8): das 10h às 18h
Sábado (9): das 10h às 16h

Local: SportLife – Avenida Epitácio Pessoa, nº 5.088, Cabo Branco

Congresso Técnico:
Sábado (9): Instagram da Gran Fondo Brasil, às 17h

Prova – Gran Fondo Brasil – Etapa João Pessoa
Largada: Busto de Tamandaré, às 5h
Chegada: Estação Cabo Branco

Retorno: Km36 da BR-230 – Praia de Intermares (Cabedelo)
84 km: 1 volta
109 km: 3 voltas

Premiação – cinco primeiros colocados gerais
Campeão: R$ 1.000 + troféu;
Vice-campeão: R$ 800 + troféu;
3º colocado: R$ 600 + troféu;
4º colocado R$ 400 + troféu;
5º colocado R$ 200 + troféu;

Secom João Pessoa

 

 



RUA JOÃO MACHADO 341
CENTRO
AREIA - PB

Mais:




Todos os direitos reservados © 2024